quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Semana de Comunicação da FAAP.

Como sempre, chegou a semana de comunicação da Faap, sempre levando pessoas para falarem um pouco sobre cada área da comunicação, hoje confesso que fugi um pouco da minha ''área''(publicidade e propaganda) e fui assistir algo que era voltado para  os alunos de Cinema e Rtv. 
Assisti a palestra de Marcel Souto Maior direto do programa '' Profissão Repórter'', Caio Cavechini e Mariane Salermo dois repórteres também do programa, com muita simpatia eles falaram como funciona o trabalho deles, que por sinal é bem interessante, uma forma diferente de jornalismo, algumas pessoas pensam que eles são jornalistas investigativos ( eu também pensava) mas eles deixaram bem claro que não,  possuem apenas uma abordagem diferente com os '' personagens'', pois possuem um tempo maior que o jornalismo diário, muitas vezes eles passam meses em cima de uma só matéria, com isso eles conseguem uma certa aproximação com ''seu'' entrevistado  que os outros não , como foi dito na mesa hoje, as pessoas as vezes até esquecem que estão sendo filmados uma hora, e isso dá uma realidade ao quadro difícil de ver quando existem um microfone e uma câmera ligados.
Outra coisa bem interessante foram os repórteres falando desta realidade do programa, eles contaram um pouco das experiências que já tiveram. só pra quem não está muito por dentro de como é o '' Profissão Repórter'' , normalmente abordam temas '' pesados'' como homicídios a jovens, agressões a mulheres, anorexia, enfim, mas também apresentam temas mais ''leves'' e buscam a mesma emoção de quando se fala dos outros assuntos. Retomando, eles contaram um pouco de suas experiêcias , de como também sofrem ao falar de um assunto como por exemplo ''homicídio'', como é difícil se aproximar da família, e também ir viajar sabendo que vão ter que cobrir uma matéria deste tipo. 
Enfim achei bem legal e interessante, coisas que nunca havia parado pra pensar sobre o programa,  é claro que sei que existiu todo um discurso persuasivo  ali pra venderem o programa né? Afinal eles são jornalistas, no entanto, o formato, a idéia do progama é de fato interessante.
Queria contar mais, e também ter tempo pra ir a  todas as palestras, mas está difícil, amanhã tento voltar pra falar  mais alguma nova !!
Pra quem quiser dar uma olhada , aqui vai o site do programa:
http://especiais.profissaoreporter.globo.com/programa/?744ec350

Nenhum comentário:

Postar um comentário